Vamos falar sobre o Plano de Saúde Empresarial

Atualizado: Set 14

O Plano de Saúde Empresarial é um benefício oferecido aos colaboradores e seus familiares para que eles possam contar com assistência médica sempre que precisarem. Com a adesão, a empresa ganha em aumento de produtividade e, consequentemente, lucratividade.

Sabemos que a escolha não é uma tarefa fácil, afinal existem muitas opções e você precisa encontrar o plano com melhor custo-benefício que atenda as necessidades dos colaboradores, mas sem prejudicar o financeiro da empresa.

Seu funcionamento é simples: a operadora do plano de saúde disponibiliza uma rede de serviços (profissionais, clínicas, laboratórios, hospitais) e cobra uma mensalidade para utilização.

O benefício pode também incluir familiares dos funcionários, trabalhadores temporários e até mesmo colaboradores aposentados e é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Por ser um serviço que acolhe vários clientes ao mesmo tempo, o plano de saúde empresarial pode apresentar alguns benefícios para as empresas e funcionários, como um preço menor na mensalidade, descontos em medicamentos e maior cobertura.


Primeiros pontos a serem analisados

É fundamental conhecer o perfil dos colaboradores para entender quais são as suas necessidades e conseguir decidir as características do produto.

As principais informações que precisam ser analisadas são:

  1. Número de colaboradores em cada faixa etária, pois quanto maior é a idade do funcionário, mais alto é o preço da mensalidade do plano para ele.

  2. Gênero dos funcionários, pois existem serviços médicos que são específicos para homens e mulheres.

  3. Estado civil, número de filhos e a idade deles, lembrando que o plano de saúde também pode acolher cônjuges e familiares.

  4. Número de funcionários com doenças crônicas — faça um levantamento do percentual de colaboradores com doenças crônicas para verificar se o plano tem suporte para as enfermidades mais comuns, como bronquite, diabetes e hipertensão.

  5. Tipos de abrangência: Os planos podem ter a abrangência Nacional ou Regional. É importante saber que a área de cobertura impacta diretamente o valor do plano.

O que a empresa deve levar em consideração na hora de escolher?

São diversas as condições e alternativas que podem ser oferecidas na contratação de um plano de saúde empresarial. É importante a análise desse fatores para se efetuar a melhor escolha.

Cobertura do plano

A cobertura do plano de saúde empresarial é um fator muito importante. Afinal, é ela quem define quais procedimentos estão disponíveis para os beneficiários. Abaixo as alternativas e o que elas oferecem:

Ambulatorial: consultas médicas em clínicas ou consultórios, exames e tratamentos ambulatoriais.

Hospitalar sem obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, sem garantir assistência ao parto.

Hospitalar com obstetrícia: serviços hospitalares como atendimento ao pronto-socorro ou internações, com garantia de assistência ao parto e durante 30 dias após o parto.

Odontológico: prestação de serviços exclusiva para atendimentos odontológicos.

Tipo de acomodação

As redes credenciadas oferecem dois principais tipos de acomodação:

Enfermaria

É quando o quarto é dividido com outros pacientes, geralmente duas ou três pessoas. Para evitar constrangimentos, os horários de visitas e as regras de permanência do acompanhante são menos flexíveis. Essa é, geralmente, a alternativa mais barata.

Apartamento

Apesar do nome, o apartamento é um quarto semelhante ao da enfermaria. A principal diferença é que não é preciso dividir a acomodação com outros pacientes, o paciente tem acesso a um banheiro de uso exclusivo e as regras para acompanhantes são mais brandas.

Reembolso no plano de saúde empresarial

O plano de saúde empresarial pode ser contratado com ou sem opção de reembolso. Em planos com reembolso, o beneficiário pode escolher o prestador de serviço que preferir para realizar os serviços cobertos pelo plano, mesmo que ele não seja da rede credenciada.

Nesse caso, o pagamento é feito pelo colaborador e a operadora do plano de saúde realiza o reembolso do valor em no máximo 30 dias.

Sinistralidade

A sinistralidade está relacionada aos gastos que a operadora teve para atender uma determinada população. Para calcular a taxa de sinistralidade, que ajuda a definir o reajuste do plano de saúde, a empresa compara o sinistro (custos com os beneficiários) e o prêmio (receita recebida por aquele contrato).

Portanto, a sinistralidade está diretamente relacionada com o custo do plano de saúde empresarial.

Para evitar que o plano pese no orçamento é importante conscientizar os funcionários sobre o bom uso da rede credenciada e investir em um ambiente de trabalho saudável.

Reajuste do plano de saúde empresarial

A ANS autoriza as operadoras a realizarem reajustes nos planos de saúde e estabelece uma série de regras para que esse processo seja justo.

O reajuste mais comum no plano de saúde é o anual, que acontece quando o contrato completa 12 meses. Nos planos corporativos, ele varia de acordo com o número de vidas da empresa:

  1. Empresas com até 29 vidas: essas organizações são reunidas em um único grupo, que é chamado de pool, e a agência determina uma taxa única de reajuste, que é calculada com base na sinistralidade do grupo;

  2. Empresas com 30 vidas ou mais: os contratos são reajustados de acordo com as definições estabelecidas em contrato.

Além do reajuste anual, as operadoras também podem realizar o reajuste por faixa etária, que varia de acordo com a idade do beneficiário, e por sinistralidade.

Carência do plano de saúde empresarial

No caso é a ANS que determina o tempo máximo de espera, mas cada operadora de plano é livre para definir a sua carência, desde que respeite o que foi estabelecido pela legislação. Portanto, esse é mais um ponto que precisa ser avaliado durante o processo de contratação de um plano de saúde para a sua empresa.

Conclusão

Aqui reunimos as principais dúvidas das empresas sobre a contratação de Planos Empresariais, mas este assunto é mais abrangente e poderemos tratar com mais detalhe em posts futuros!

42 visualizações2 comentários